Close this search box.

VENHA APRENDER CONOSCO

Mais de 10 anos de pesquisa e dois livros publicados com a brasilidade em foco na fermentação

Quem somos

Fernando Goldenstein Carvalhaes

Bacharel em física e mestre em biofísica (ambos pela USP), fundou a Companhia dos Fermentados, uma indústria de Comidas e Bebidas que faz o resgate de técnicas antigas de produção de alimentos de forma artesanal e natural. É autor dos livros “Fermentação à Brasileira” que apresenta as mais diversas técnicas de fermentação (e fermentados) aplicado a ingredientes brasileiros e “Açúcar, Álcool e Vinagre – uma celebração da arte da fermentação”.

Leonardo Andrade

Designer, fotógrafo e programador, trabalhou durante 10 anos com tecnologia até decidir trabalhar com fermentação. Fundou a Companhia dos Fermentados, é autor da Instrução Normativa 41 (PIQ do KOMBUCHA), do livro “Fermentação à Brasileira” (Editora Melhoramentos), editor e fotógrafo do livro Açúcar, Álcool & Vinagre (Editora Fermentare) e desenvolvedor franquia de aplicativos Fermenta Apps.

Nosso espaço

Situada no bairro de Alto de Pinheiros, na cidade de São Paulo, a Escola Fermentare é ampla com capacidade para 20 alunos em atividades práticas e até 30 alunos em atividade expositivas. O espaço conta com um jardim de 500m² com mais de 20 árvores, mesa externa com pia para atividades práticas e bancos. Internamente há uma sala de aula com sistema de som e projeção e mesa para exposição ou execução de atividades. Para completar, na cozinha da Escola é possível encontrar diversos experimentos de fermentação que os alunos presentes são convidados a conhecer e provar. Passar o dia na Escola Fermentare é mais do que assistir a uma aula, é uma experiência e imersão no mundo dos fermentados. Lugar único no Brasil.

Breve história

Nossa história começou com uma curiosidade comum e um profundo respeito pela técnica, pelos ingredientes e pela comida de verdade. Através da Companhia dos Fermentados, buscamos não apenas criar produtos fermentados já conhecidos como pão, cerveja, vinho, sidras e conservas, mas também inovar, criando novos produtos que levam em consideração a biodiversidade brasileira, além de cultivar uma comunidade de indivíduos que valorizam a saúde, a criatividade, a sustentabilidade e a arte culinária.

Além de sermos produtores artesanais, somos educadores. Através dos nossos 2 livros e aulas, compartilhamos nosso conhecimento e paixão, incentivando outros a se aventurarem no mundo da fermentação. Acreditamos que, ao compreender e praticar a fermentação, podemos não só inovar nossa cozinha e melhorar nossa saúde, mas também estabelecer uma conexão mais profunda com os alimentos que consumimos.

Serviços que oferecemos

Consultoria para fábricas de bebidas fermentadas, criação de cartas de drinks e restaurantes, pesquisa e desenvolvimento de produtos, aulas particulares, atividades de imersão em fermentação para empresas e escolas.

Para quem ensinamos

SESC, SENAC, SEBRAE, SENAI, EMBRAPA, Le Cordon Bleu, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Ceará (UFC), Centennial College (Canadá), Escola Wilma Kövesi de Cozinha, N.O.S Escola