Produção de vinhos, vermutes e bitters: curso intensivo
Barueri, SP

R. São João do Araguaia, 351

Curso completo com 4 encontros presenciais para produção de vermutes autorais: da fruta e botânicos ao envase. Contempla jantar harmonizado com mais de 6 rótulos de vermutes, aula de produção de bebidas alcoólicas, aula de tinturas (extratos alcoólicos) e bitters e visita à fábrica Companhia dos Fermentados, onde finalizaremos as misturas e envase.

Curso indicado para quem deseja aprender a fazer vermute do começo ao fim: do vinho ao engarrafamento, e ainda levar 18 garrafas da sua formulação de vermute + 1 livro “Açúcar, Álcool e Vinagre” para casa!

Nesta vivência de 3 encontros iremos aprender a fazer todas etapas envolvidas na produção de um vermute artesanal, iniciando com um jantar para degustar diversos estilos de vermutes autorais e depois mais 2 encontros presenciais onde iremos ensinar a fermentação alcoólica, a produção dos extratos botânicos, percepção sensorial (com participação especial de Isadora Fornari), a harmonização dos botânicos com a base alcoólica e o envase, num total de mais de 15 horas de atividades.

Como serão os encontros?

Além do jantar de abertura, teremos dois encontros presenciais na Escola, onde iremos ministrar as aulas teóricas entremeadas com um almoço, e um dia na Fábrica para a parte prática e mais de 10 degustações em nossos fermentadores com todo tipo de frutas e hidroméis borbulhando.

• 1 dia – 17 de maio de 2024:
    Escola Fermentare (Pinheiros, São Paulo)
    Jantar harmonizado das 18 às 21hs

Uma ocasião para nos conhecermos, conversarmos e degustarmos de forma harmonizada mais de 6 rótulos exclusivos de vermutes e borbulhantes, cuidadosamente selecionados para complementar e realçar os aromas e os sabores dos pratos.

• 2 dia – 18 de maio de 2024:
    Escola Fermentare (Pinheiros, São Paulo)
    Aula teórica e degustativa das 09 às 16hs

Pela manhã iremos aprender como produzir as bases alcóolicas que serão utilizadas para compor os vermutes. A tarde, faremos um passeio sensorial gustativo por mais de 20 extratos botânicos, aprenderemos sobre a produção de tinturas, bitters, garrafadas e elixires e finalizaremos o dia com o módulo prático de análise sensorial e harmonização de sabores com Isadora Fornari.

• 3 dia – 19 de maio de 2024:
    Fábrica da Companhia dos Fermentados (Barueri, SP)
    Aula prática das 10 às 14hs

Neste dia cada aluno terá seu kit individual para a produção do seu lote de vermute. Cada um irá fará sua composição de botânicos para construir seu vermute com base em vinho tinto. Os alunos irão escrever sua formulação em uma ficha técnica para reprodução futura da receita a irão envasar 18 unidades para ser levado ao final da aula.

Iremos também degustar os fermentados que estão em nosso tanque e provar os vermutes produzidos pelos alunos do curso.

– Como fazer fermentados alcoólicos com frutas e infusões
– Utilização de leveduras selvagens e convencionais
– Botânicos da biodiversidade brasileira
– Tipos de destilados
– Cálculos de concentração e diluição de álcool
– Como fazer extrações, tinturas e macerações
– Produção de bitters
– Análise sensorial de botânicos
– Harmonização de botânicos e blends
– Produção de vermutes
– Envase e envelhecimento

O que eu irei levar para casa?

– Livro “Açúcar, álcool e vinagre” (material didático que utilizaremos na aula)

– Kit de fermentação de 3 litros para produção de base alcoólica

– Spray com 100ml de bitter de sua criação

– 18 garrafas de 750ml do seu próprio vermute produzido em aula