Vegetais fermentados
São Paulo, SP

Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 1132

Uma aula extremamente nutritiva e saborosa para aprender a fazer conservas probióticas, cheias de saúde, fermentando qualquer tipo de vegetal! Um mergulho na teoria e prática para criar seu próprio alimento natural em casa.

A fermentação de vegetais é uma das técnicas mais antigas de conservação de alimentos. Cada povo no planeta tem seu fermentado de vegetais, muito embora este conhecimento que possibilitou o desenvolvimento da humanidade esteja cada vez mais distantes das práticas diárias de produção de alimentos.

Nosso curso visa explorar a técnica ancestral de fermentação, sem adição de vinagre, resgatando sabores perdidos ao longo dos tempos.

Ao dominar essa arte, você poderá criar uma variedade infinita de combinações de hortaliças, garantindo conservas que duram mais de 6 meses. Além de deliciosas, essas conservas são probióticas, nutritivas e terapêuticas (por conta das enzimas criadas no processo), adicionando vida e saúde às suas refeições diárias.

Introdução à fermentação

Iremos discorrer sobre a mudança em nossa alimentação e qualidade de vida desde os primórdios da agricultura até o mundo contemporâneo.

Faremos uma explanação sobre o que é fermentação (bioquimicamente e na gastronomia) e sua importância no desenvolvimento da civilização.

Discutiremos a quebra de paradigma que está ocorrendo na medicina, biologia, nutrição e outras áreas da saúde no que diz respeito ao entendimento de nosso corpo como um ecossistema complexo habitado por diversos microrganismos.

Degustação

Degustaremos diversas conservas láticas de vegetais, acompanhando outros fermentados da casa e kombucha.

Conservas láticas: teoria e técnicas

– Boas práticas de limpeza
– Princípios da fermentação lática e seus microrganismos
– Fermentação aeróbica x anaeróbica
– Utilização de starter
– Tipos de salmoura
– Receitas com vegetais e combinação de temperos
– Envase

Atividade prática

Em seguida, cada participante irá produzir sua própria conserva de vegetais, que pode ser de um simples chucrute a uma refinada combinação de hortaliças de escolha do aluno.

Essa conserva será levada para casa para o aluno acompanhar as etapas da fermentação.

– Apostila digital com todo o conteúdo da aula

– Kit de fermentação de 3 litros com tampa e selo d´água (airlock)

– Pote com vegetais fermentando.

Vegetais fermentados

São Paulo, SP