Close this search box.
Produção de missô e shoyu
São Paulo

Av. Diogenes Ribeiro de Lima, 1132

Domine a arte de produzir seu próprio missô e shoyu seguindo a técnica ancestral e a utilização do koji. Aprenda sobre o controle da fermentação, a concentração de sal, o tempo e a temperatura para obter resultados excepcionais.
Sobre o curso

Os japoneses são grandes mestres da arte da fermentar e transformar os alimentos através da fermentação. Desenvolveram, ao longo dos últimos milênios alimentos que se tornaram ícones da gastronomia internacional como o sakê, o shoyu, as conservas de hortaliças e claro, o missô.

Proveniente da soja, planta leguminosa tóxica quando crua, o missô consiste na transformação desse grão através da fermentação, tornando o mais palatável, nutritivo e removendo sua toxidade. Não obstante, torna-se uma pasta repleta de aroma e sabor (uma explosão de umami). É utilizado em boa parte da culinária japonesa e encontramos facilmente nos supermercados.

Saber fazer o seu próprio missô e escolher os melhores ingredientes, controlando a concentração de sal, tempo e temperatura de forma a dirigir e controlar o processo para alcançar bons resultados é o objetivo desta aula especial.

Além da rica explicação teórica, todos irão produzir seu próprio missô e levar para casa de forma a acompanhar a fermentação.

O que eu irei aprender?

– Origem
– O que é o koji, missô e shoyu
– Classificações de missô e shoyu
– Processo de elaboração artesanal do koji, missô e shoyu
– Dicas importantes de cada etapa de elaboração
– Prazo de validade
– Usos
– Aula prática

O que irei levar para casa?

Apostila digital com todo o conteúdo da aula e dois potes com missô e shoyu fermentando.

Produção de missô e shoyu

São Paulo

Av. Diogenes Ribeiro de Lima, 1132

2024-10-12